quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Pula quantas linhas?



É pra copiar agora? Isso cai na prova? Tem que responder hoje? Pode fazer de dupla? Pode ser a lápis? Eu não entendi! O que eu tenho que responder nessa questão? Eu fiz o dever todo, mas deixei o meu caderno no carro... Posso mostrar amanhã? Vai valer nota?

Provavelmente você já tinha até esquecido de muitas dessas assertivas acima e talvez tenha até se lembrado de outras (que eu vou ADORAR ver escritas no cantinho dos comentários). Só que, para alguns ex-alunos, as tais pérolas voltam a fazer parte da rotina escolar não mais como idéias brilhantes, mas como tortura para os ouvidos do então professor.

No meu doce lar em Ilhéus habita um desses seres abençoados, com passe livre pelo portão dourado de São Pedro. O Diogo – meu irmão mais alto (tá bom, mais novo!) se forma no fim do ano em Pedagogia, mas já exerce a duras penas o (sacri)ofício de professor.

E que sacrifício, viu? É preciso preparar a aula, aplicar os deveres, corrigi-los, entregar os trabalhos, explicar o que estava errado, e... começar tudo de novo no dia seguinte. E pensar que muito praguejei contra os deveres de casa! Basta tentar corrigir um simples exercício sobre as horas em relógios analógicos, onde todos os ponteiros foram incrivelmente desenhados com o mesmo tamanho. É de subir pelo quadro negro.

Mas como todo trabalho que se preze, sempre se tem uma historinha divertida, além daquelas dos contos de fadas. E o Diogo tem várias guardadas na caderneta, como essa; Após uma longa explanação sobre a diferença entre animais racionais e irracionais, uma aluninha concluiu sabiamente: Ah, entendi! Irracional é, tipo, o burro, né tio?

É. É isso mesmo. E a gente, que é racional, aproveita o 15 de Outubro pra desejar felicidades, pedir desculpas pelos deveres não feitos (e por aqueles que a gente jura que o cachorro comeu), e agradecer por tanta paciência, sabedoria e dedicação. Nota dez pra você!

Pra quem não teve a oportunidade de felicitar algum professor, eu empresto o meu irmão e o espaço dos recados pra você fazer a sua homenagem. Já pra quem ainda é aluno e precisa de uma saída estratégica pra um dever esquecido, segue uma dica preciosa que aprendi com meu pai (juro!):

- Professora, a senhora acha justo uma pessoa ser condenada por algo que não fez?
- Lógico que não!
- Professora, eu não fiz o dever...


link | posted by Lari Bueno at 22:36






10 Comments:
Blogger Ana had this to say:

Um beijo para o Diogo!
Que ele nunca perca a paciência, a doçura e o prazer de ensinar!

Tive professores maravilhosos, numa época em que eles eram a melhor fonte de conhecimento... Não havia internet, os jornais eram raros, não pegava TV lá em Lavras... Benditos sejam!

Um beijo!

16/10/2008, 16:55 

Blogger Unknown had this to say:

Lari, adoro ler tudo que você escreve. Sou sua fã, de coração....Palavras incrivelmente leves, criativas e, acima de tudo, inteligentes....Nunca pare de escrever....

Quanto ao Diogo, ás vezes íamos conversando pelo caminho antes de chegar na faculdade.....ele não é so uma pessoa inteligente, ele é sábio.... e certamente tem dois corações pulsando dentro daquela alma....um físico e um divino....
Não tenho qualquer sombra de dúvidas quanto à competência dele como professor....de sala e da vida.

Um beijo muito carinhoso para os dois....


Glaucia Megi :D

18/10/2008, 15:09 

Blogger anaeseuslabirintos had this to say:

Meu Deus, achei por acaso o seu blog e adorei.
Fantástico!
Agora me diz onde você achou esse tamplate mais lindo do mundo.. Nunca acho nenhum que presta ;~
beijos, parabéns e obrigada.

30/10/2008, 17:47 

Blogger anaeseuslabirintos had this to say:

opa! aí em cima não é ana, é a amiga invasora de perfil.
http://www.perolasdesofia.blogspot.com

:D

30/10/2008, 17:48 

Anonymous Anônimo had this to say:

HAHHAHAHAHAHA teu pai como sempre mandando imensamente bem, né?
Eu era a pior das piores no colégio. Copiava TUUUUUDO no começo da aula e até cheguei a competir quem copiava o trabalho ou dever mais rápido!
Vai dizer que nõ é a minha cara!

Meu parabéns MEGA atrasado pro teu irmão e pra minha irmã Gavinha. Dela eu lembrei no dia! ;~

O beijo, amor meu!

06/11/2008, 09:19 

Blogger Ana had this to say:

Oi, Lari!

Tem "presente" pra ti no Roccana!!

:))

Beijo!

15/11/2008, 14:11 

Blogger antes que a natureza morra had this to say:

Oi, guriazinha !
Vim daruma curiosa espiadinha, já que foste recomendada pela Ana, minha amiga.
Parabéns pelo teu blog !
Abração.

JP

15/11/2008, 17:11 

Blogger Coisinhas da Jeh _ had this to say:

hahaha! adorei o post! :D parabéns pelo blog :*

19/11/2008, 21:01 

Blogger Ana had this to say:

Ei!!
Vem cuidar do teu doce lar...
Regar as plantas, abrir as cortinas, tirar o pó, arejar...
Pode fazer um bolo quentinho, também, e convidar para um chá!
:)

23/11/2008, 22:41 

Blogger Milena Gouvêa had this to say:

Querida! :)
Faz um tempão qe esse post está aqui, mas fui ler só hoje. E é um texto lindo! Me fez lembrar do tempinho da escola.
Realmente, desde aqueles tempos eu já percebia o quanto um professor sofre. Essa profissão é linda e merece parabéns todos os dias.
Um beijo enorme, Lari!

04/12/2008, 10:10 

Postar um comentário

Back To the Main Page


Image Hosted by ImageShack.us Larissa Bueno

É brasiliense de natureza e baiana de coração. Formada em Direito e em Ciências Contábeis, mas permanece eterna estudante. Mora numa casinha de bonecas, adora brincadeiras de rua e sonha em publicar um livro infantil. Acorda sempre cedo, digita sem olhar pro teclado e dobra papéis a toda hora. Tem saudades de casa, dos amigos e da família, e não vê a hora de encontrar cada um deles novamente...